sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Guia orienta quarentonas sobre saúde, beleza e autoestima

"Entrei na casa dos 'enta', e agora?". Para afastar o fantasma da idade, aulas de yoga, cápsulas de vitamina, litros daquele chá da moda. Mas, segundo a jornalista Andrea Franco, o que esta loba de primeira viagem precisa saber é que existe vida após os 40, e como! No livro ""40, sim! E daí? - um guia de vida para as mulheres depois dos 40 anos", ela mostra que as quarentonas de hoje não são como as de antigamente e que este pode ser mesmo o auge para estas mulheres independentes e bem-resolvidas.

Inteironas, bonitas, com tudo em cima e nem aparentam a idade que têm. As quarentonas são as estrelas do momento. O mundo passou a chamá-las "new age woman". Na tradução, "mulher de nova idade" ou ainda "mulher de uma nova era". Por isso, são público-alvo de pesquisas, revistas especializadas, segmentos como cosméticos e moda. Nas megas campanhas publicitárias do mundo do cosmético, quarentonas como Demi Moore, para Helena Rubinstein, e Sharon Stone, para Dior, são garotas-propaganda que confirmam a ideia.

Para ajudar esta mulher moderna a afastar de si os medos e as inseguranças que chegam junto com a idade, Andréa Franco cercou-se de ginecologistas, psicólogos, endocrinologistas, nutricionistas, dermatologistas, e experts de beleza e tentou responder as perguntas presentes no universo da mulher madura. Muito longe da ideia do bicho-de-sete-cabeças, ela traz ferramentas para que se faça dessa fase emblemática a melhor da vida.


"É agora ou nunca!". A chave da grande virada é compreender, diz a autora, que "a vida será cada vez mais pra valer". Mudanças nos hábitos alimentares, físicos e mentais não podem mais esperar. Para saber como fazer isso adaptado às suas necessidades específicas, aconselha-se o suporte médico multidisciplinar. Saiba que o metabolismo fica mais lento a partir dos 40 e a queda dos níveis de hormônios causa dificuldade na fixação do cálcio, ganho de gordura localizada, diminuição de massa muscular e perda de flexibilidade.


                                                                    Divulgação
Guia levanta autoestima das mulheres acima de 40 anos



                                         
                                                                         
No livro, além de conselhos de profissionais sobre climatério, perimenopausa, reposição hormonal, possíveis problemas de saúde, transformações na pele, cabelos e sexualidade, a autora dedicou capítulo inteiro à alimentação e qualidade de vida. Inclusive, com uma tabela das substâncias poderosas no combate aos radicais livres que deve constar no cardápio de toda quarentona enxuta. A dieta vegetariana é aconselhada - aumenta significativamente a quantidade de fitoestrogênio, com efeito na reposição hormonal.


Especialista em ayurveda (a "ciência da saúde", tradicional na Índia), a professora de Yoga Márcia de Luca fala às jovens senhoras que não estão com autoestima muito boa.

"No momento em que perdemos a juventude, o universo compensa nos proporcionando sabedoria. Para ela, as mulheres de 40 devem" assumir sua postura de rainha, sabedoria de deusa e conhecimento de sábia". Ao que parece, este é um consenso entre as entrevistadas da jornalista, unânimes em afirmar que o melhor dessa idade é a maturidade. Então, diz Andréa Franco, "que venham os 40!".

Leia trecho do livro sobre dieta contra os calores da menopausa:





A maioria das mulheres terá de conviver com os calores ou suores noturnos dessa fase da vida. A boa notícia é que é possível atenuá-los com exercícios, evitando estresse e, é claro, com uma ótima alimentação, composta de grãos que contenham fitoestrogênios. Entre os fitoestrogênios estão as isoflavonas. Uma dieta rica em alimentos compostos de isoflavonas, como a soja, em grãos integrais, como sementes de linhaça, pode realmente abaixar a temperatura do corpo e trazer alívio.

Consumir: bebidas geladas como água e sucos não muito calóricos, cereais integrais e soja, sob a forma de suplemento, em grão ou pasta de missô diluída em água, como sopa. Prefira azeites de oliva ou óleos de girassol, milho e canola para cozinhar e, se possível, evite as frituras.

Evitar: café, refrigerantes, mesmo os diets - especialmente se contenham aspartame -, bebidas alcoólicas e bebidas que contenham cafeína. Bebidas carbonatadas, como são os refrigerantes gaseificados, podem causar inchaço na menopausa. Os efeitos do aspartame são similares. Evite, ainda, alimentos muito condimentados; comidas industrializadas, que contêm sal e conservantes; comer demais nas refeições.


"40, sim! E daí?"
Autora: Andrea FrancoEditora: MatrixPáginas: 224Quanto: R$ 9,90 (preço promocional, por tempo limitado)Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

Fonte: http://telemagia.files.wordpress.com/2009/04/demi_moore.jpg
http://www.best-cine.com/wp-content/uploads/2010/07/cinema-Sharon-Stone.jpg

Nenhum comentário: