Eles têm cheiro de celebridade. Nunca estiveram tão na moda os perfumes com nomes de famosos. Atores, modelos e cantores pegaram o embalo na indústria das fragrâncias. E público aceitou. Atualmente são criadas 500 novas fragâncias por ano. Foram vendidos mais de 3 milhões de perfumes de celebridades no ano de 2008. O recorde supreende, mas é bom lembrar que nem sempre o conteúdo das garrafas tem real influência da estrela que assina o produto. O perfumista Christophe Laudamiel conta que apenas 10% das celebridades participam de todas as fases do desenvolvimento do pefume. Outros 45% apenas contribuem com algumas opiniões. O restante só conhece a fragrância na etapa final da produção.
Confira a milionária lista:
Os primeiros a simpatizar com a ideia foram mesmo os americanos, com uma extensa relação de nomes que inclui Sarah Jessica Parker, Paris Hilton, Britney Spears e até Bruce Wilis. Mas a novidade mais recente é trazida pelos famosos Shakira e Antonio Banderas (já veterano no ramo).
O esperado S by Shakira (R$95,00) demorou três anos para ficar pronto e tem inspiração oriental, dominando o jasmin, sândalo e baunilha.
O The Secret (R$ 135,00) traz sensualidade com notas de madeira, almíscar e couro, sugerindo uma fragrância que é a cara do ator... intensa e envolvente.
Outra aventureira desse mercado é a Fergie, vocalista do grupo Black Eyed Peas, que uniu-se à Avon na empreitada e criou o Outspoken (R$ 50,00).
A marca também lançou o Witherspoon In Bloom (R$ 75,00), da atriz Reese Witherspoon , que promete ser uma expressão da sensualidade à flor da pele. Com um grupo de profissionais dedicado à perfumaria, que atua no Centro de Excelência da Avon, nos Estados Unidos, a empresa procura apresentar fragrâncias únicas, que traduzem emoções e diferentes estilos de vida.
O casal David e Victoria Beckham com o “Signature for Him” e “Signature for Her” ( R$ 120,00) também fazem sucesso no ramo dos perfumes. Signature for Him traz acordes marinhos, melão e mandarina e folhas de lantana. Signature for Her e um floral oriental fresco com notas de flor de anis e cerejas.
As beldades brasileiras também foram prestigiadas: A Avon apresenta uma fragrância com direção olfativa oriental, indicada tanto para o dia, quanto para a noite ( R$ 36,00), que traduz a beleza da mulher brasileira e leva o nome da sua criadora, Luiza Brunet.
Ana Hickmann lançou há um ano o perfume
‘Ana’ (R$ 65,00), que foi criado em
parceria com a Passion Perfumes e
Cosméticos. ‘Ana’ foi desenvolvido pela
casa de perfumaria inglesa IFF, e
está disponível no Brasil nas versões
Eau de Toilette e Eau de Parfum.
A Casa de Perfumaria inglesa IFF é
uma das empresas mais conceituadas
na perfumaria internacional, e costuma
estudar os aromas e relacioná-los ao
estado de espírito do consumidor.
Chandler Burr, especialista em essências do The New York Times, defende que as fragrâncias são a melhor forma que uma celebridade tem de capitalizar. O custo de criação de um perfume é relativamente baixo, e isso o torna melhor do que roupas, músicas e até mesmo filmes. Chandler define essa compensação como uma espécie de alquimia financeira sem precedentes. Talvez por isso a lista continua e parece que só vai crescer. “Se você andar pela seção de perfumes de uma loja de cosméticos, pode até achar que está vendo a lista de convidados pra uma festa em Hollywood”, observa o jornalista Brian Reed, do site americano NPR.org. Mariah carey, Beyoncé, Jennifer Aniston...Todos querem deixar sua marca pelo mundo, explorando todos os sentidos.
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