terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os perfumes assinados por famosos

Eles têm cheiro de celebridade. Nunca estiveram tão na moda os perfumes com nomes de famosos. Atores, modelos e cantores pegaram o embalo na indústria das fragrâncias. E público aceitou. Atualmente são criadas 500 novas fragâncias por ano. Foram vendidos mais de 3 milhões de perfumes de celebridades no ano de 2008. O recorde supreende, mas é bom lembrar que nem sempre o conteúdo das garrafas tem real influência da estrela que assina o produto. O perfumista Christophe Laudamiel conta que apenas 10% das celebridades participam de todas as fases do desenvolvimento do pefume. Outros 45% apenas contribuem com algumas opiniões. O restante só conhece a fragrância na etapa final da produção.
Confira a milionária lista:
Os primeiros a simpatizar com a ideia foram mesmo os americanos, com uma extensa relação de nomes que inclui Sarah Jessica Parker, Paris Hilton, Britney Spears e até Bruce Wilis. Mas a novidade mais recente é trazida pelos famosos Shakira e Antonio Banderas (já veterano no ramo).
 O esperado S by Shakira (R$95,00) demorou três anos para ficar pronto e tem inspiração oriental, dominando o jasmin, sândalo e baunilha.
 
                  
O The Secret (R$ 135,00) traz sensualidade com notas de madeira, almíscar e couro, sugerindo uma fragrância que é a cara do ator... intensa e envolvente.
               

Outra aventureira desse mercado é a Fergie, vocalista do grupo Black Eyed Peas, que uniu-se à Avon na empreitada e criou o Outspoken (R$ 50,00).

 
         

A marca também lançou o Witherspoon In Bloom (R$ 75,00), da atriz Reese Witherspoon , que promete ser uma expressão da sensualidade à flor da pele. Com um grupo de profissionais dedicado à perfumaria, que atua no Centro de Excelência da Avon, nos Estados Unidos, a empresa procura apresentar fragrâncias únicas, que traduzem emoções e diferentes estilos de vida.
        


O ator Patrick Dempsey, um dos mais procurados e respeitados de Hollywood, trabalhou com a Avon para desenvolver uma proposta olfativa mais ousada e com aromas intensos no Unscripted by Patrick Dempsey e Patrick Dempsey 2  (R$ 70,00). Ele se inspirou na forte ligação que mantém com sua mulher, a diretora global de Criação de Maquiagem da Avon, Jillian Dempsey, que aparece com ele nas peças publicitárias do produto.

          
O casal David e Victoria Beckham com o “Signature for Him” e “Signature for Her” ( R$ 120,00) também fazem sucesso no ramo dos perfumes. Signature for Him traz acordes marinhos, melão e mandarina e folhas de lantana. Signature for Her e um floral oriental fresco com notas de flor de anis e cerejas.

     

A modelo Kate Moss, em parceria com a fabricante de cosméticos Coty , criou o novo perfume "Vintage by Kate Moss" (R$ 120,00), que tem aroma de frutas e flores. A inspiração da nova essência é o amor de Kate por peças vintage: “Eu realmente não tinha dinheiro para roupas de grife quando era jovem, então só ia a lojas de segunda mão. E, quando eu tinha 15 anos, não era chamado de vintage, mas de ‘segunda mão’”, disse ela. Segundo a Coty , ter um nome estrelado numa embalagem pode economizar milhões de dólares em propaganda. A empresa reune várias assinaturas famosas em seu portfólio e acredita que a febre em torno dos perfumes de celebridades pode não durar por mais muito tempo, pois seria o desgaste da fórmula.
               

As beldades brasileiras também foram prestigiadas: A Avon apresenta uma fragrância com direção olfativa oriental, indicada tanto para o dia, quanto para a noite ( R$ 36,00), que traduz a beleza da mulher brasileira e leva o nome da sua criadora, Luiza Brunet.   


                                                                                         
 Ana Hickmann lançou há um ano o perfume 
‘Ana’    (R$ 65,00),     que   foi criado   em 
parceria   com   a   Passion   Perfumes    e 
Cosméticos. ‘Ana’    foi   desenvolvido  pela 
casa    de     perfumaria    inglesa   IFF,    e 
está    disponível   no  Brasil   nas  versões 
Eau   de   Toilette   e   Eau     de    Parfum.
A    Casa   de Perfumaria   inglesa   IFF   é
uma    das   empresas   mais   conceituadas 
na  perfumaria   internacional,   e   costuma
estudar   os   aromas   e   relacioná-los    ao 
estado   de    espírito   do     consumidor.

                

Chandler Burr, especialista em essências do The New York Times, defende que as fragrâncias são a melhor forma que uma celebridade tem de capitalizar. O custo de criação de um perfume é relativamente baixo, e isso o torna melhor do que roupas, músicas e até mesmo filmes. Chandler define essa compensação como uma espécie de alquimia financeira sem precedentes. Talvez por isso a lista continua e parece que só vai crescer. “Se você andar pela seção de perfumes de uma loja de cosméticos, pode até achar que está vendo a lista de convidados pra uma festa em Hollywood”, observa o jornalista Brian Reed, do site americano NPR.org. Mariah carey, Beyoncé, Jennifer Aniston...Todos querem deixar sua marca pelo mundo, explorando todos os sentidos.

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